Fernando Sette Câmara

Nascido em Belo Horizonte, Fernando Sette veio para Belém ainda criança. A fotografia sempre foi um hobby, mas os preços dos equipamentos impediam que a brincadeira se tornasse coisa séria. “Eu gostava muito de fotografar, mas era muito caro comprar os equipamentos, o filme e a revelação. Era complicado para manter”, contou o fotógrafo.

Mas o mundo mudou e a fotografia digital chegou e fincou raízes no registro de imagens, possibilitando fotos que não precisavam de filmes e nem de revelação, baixando o custo de produção. Foi aí que Fernando Sette juntou as economias para comprar uma câmera novinha, que substituiu a sua antiga analógica, de segunda mão.

Com uma Nikon D80 na mão, Fernando buscou a ajuda de amigos profissionais que trabalhavam no jornal onde ele era diagramador. O que era paixão virou profissão e hoje Fernando não se vê fazendo o que mais gosta. “A fotografia é parte de mim”, afirma.

Em 2009, montou o Estúdio Sette e dedica seus dias à arte da fotografia. Além de participar de exposições fotográficas, ele publicou o “Espia o Pará”, seu primeiro livro, com imagens de lendas, turismo, culinária, chuva e ribeirinhos da Região Amazônica. Fernando Sette trabalha há dois anos na Coordenadoria de Comunicação Social (Comus) da Prefeitura de Belém. Fotógrafo convidado para a exposição de junho na nossa Galeria Virtual, traz turistas diferentes visitando a capital paraense. Confira!