Evna Moura

Evna Moura ainda era criança quando ganhou a primeira câmera fotográfica. “Era analógica e junto com as informações para manuseá-la também recebi instruções de como escolher os filmes”, relembra a fotógrafa. A Câmera, ela ganhou do pai, que vivia distante e viu na fotografia uma forma de acompanhar o cotidiano de Evna enquanto ela crescia.

O que era hobby logo se transformou em paixão e, em 2006, ao concluir o curso de Áudio Visual na Universidade Federal do Pará (UFPA), Evna passou a encarar a fotografia como profissão.

A produção fotográfica de Evna Moura explora técnicas artesanais da fotografia, integradas à técnica de processamento digital da imagem, criando narrativas e diálogos entre personagens e lugares, nos diversos suportes e películas fotográficas.

Nesse caminho de lentes e experimentações, Evna já participou de diversas exposições coletivas, como “Nós de Aruanda – artistas de terreiro”, ano 2016 na galeria Theodoro Braga; “Alfabeto de Ficções” no Casarão da Fotoativa, ano 2016; II e III Salão Xumucuís de Arte Digital da Amazônia, anos 2013 e 2014; e “Círio Nosso de Cada dia” na galeria Theodoro Braga – Centur. Foi a ganhadora do 2º Prêmio de Fotografia da Faculdade de Biologia – UFPA com o tema “Hábitos e Habitats”, em 2012, e 3º lugar na XXI Mostra de Arte Primeiros Passos CCBEU – Belém, em 2013.