Skip to main content

Umas das melhores lembranças de Renata Segtowick são seus primeiros desenhos, feitos nas paredes de sua casa, na grande Belém, ainda na infância. Memórias como essa marcaram a vida da artista, que aos 45 anos faz arte para viver.

Tradição de família, Renata carrega a arte no DNA. Filha de mãe professora de artesanato e tio pintor, pessoas fundamentais para incentivá-la a seguir no caminho da arte, embora sempre sentisse o chamado para a profissão.

“Eu sempre soube que eu tinha que ser, quando crescesse, alguma coisa relacionada à arte, ao desenho e foi uma coisa muito natural escolher fazer publicidade”, disse Renata, formada em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal do Pará (UFPA) desde 1998.

Segtowick explica que a publicidade e a ilustração são um meio de vida. “É por meio delas que consigo vender a minha arte, e viver dela. As duas coisas se complementam e é um bom complemento ter a parte autoral e a parte de venda.” Disse a artista em entrevista à nossa equipe.

Além de apenas um ganha-pão, a ilustração representa para a publicitária um refúgio de vida. Ela ressalta que sem a arte muitos momentos de sua vida seriam bem mais difíceis, e carrega consigo uma crença: a arte salva.

Entre outras crenças, está a devoção a Nossa Senhora de Nazaré, uma de suas inspirações para montar a exposição Círios, que preenche a galeria virtual do meses de outubro e novembro da agência Griffo Comunicação. Trata-se de, uma coletânea do acervo de Renata, que mostra suas visões do Círio de Nazaré.

“Eu coloco muito sentimento nessas ilustrações, por elas dá pra perceber até o meu crescimento como artista, tanto tecnicamente, quanto em inspiração”, destacou a artista. Quem abrir a exposição irá se deparar com desenhos diferentes e criativos, pois Renata vê no Círio, não apenas uma festa religiosa, mas também uma manifestação cultural paraense.

São ilustrações autorais para sua marca própria de objetos e também sob encomenda para uso em publicidade. Ela traz Nazinhas morenas, amazônicas, de traços indígenas, Nazinhas matrioskas e tatuadas. Uma mistura de muitas versões, mas sem perder o estilo típico do traço de Renata Segtowick.

Texto: Eduardo Auad – Griffo Comunicação

Leave a Reply