Skip to main content

A exposição virtual, Esperança Dourada, que está no ar no site da Griffo, de autoria do fotógrafo Anderson Souza, foi um dos destaques da Globo, no programa Encontro com Fátima Bernardes, na última quarta-feira, 3. O assunto abordado foi sobre pessoas que ganharam muito dinheiro, e perderam tudo. A exposição, que está no Griffocom.com mostra exatamente a rotina dos órfãos do antigo garimpo de Serra Pelada, no sudeste paraense.

O fotógrafo, que é natural de Marabá, foi convidado a participar da conversa depois que a produção do programa acessou as fotos de Anderson na galera virtual da  Griffo. Ele dedicou quase dez anos registrando os garimpeiros de Serra Pelada, que fizeram fortuna e terminaram sem nada.

Durante o bate-papo, Fátima Bernardes mostrou no telão do programa as belíssimas fotos de Anderson. Esperança Dourada é um retrato de como os garimpeiros vivem, hoje em dia, com o garimpo desativado. “O nome da exposição  revela um desejo quase coletivo dos garimpeiros: a esperança de voltar a garimpar e  achar o ouro.

Em conversa com a nossa equipe, o fotógrafo disse que ao final do programa ele recebeu um feedback positivo dos moradores de Serra Pelada, “Eles não só se viram nas histórias, mas viram sua identidade sendo retratada e muito bem representada através das fotos”. Segundo Anderson, passar com clareza a história sem denegrir a imagem de ninguém era a maior preocupação.

O diretor da Griffo, Antonio Natsuo, disse que ficou satisfeito com a repercussão da exposição e esclareceu que um dos objetivos da galeria é justamente esse: mostrar os diversos mundos que habitam esse imenso estado chamado Pará.

Texto: Eduardo Auad ​- Griffo Comunicação

Leave a Reply